segunda-feira, 15 de junho de 2009

48, O Esporte dos Canalhas

     Após um longo feriadão (quase meia semana de canalhice), e um domingo pra descanso que foi uma verdadeira bença, lá vai a canalhada rumar para o serviço em mais uma interminável semana sem feriados ou mesmo atestados (bem coisa de piazão que trabalha em firma: atestado, serviço, que horas tu pega no trampo? Que horas tu larga?).

     Enfim, durante o feriado diversas atividades após a meia noite, muitas concentrações nos postos (sempre eles) das 22:00 às 24:00, e com certeza fatos que merecem ser contados em datas futuras, com pequenos adiantamentos nesse "pequeno" post...


     Na quarta-feira uma bela confraternização de aniversário de alguns canalhas, a qual superou a expectativa em relação ao eleitorado. Casa cheia e aquela velha história: acabo a cerveja acabo a amizade! Mas como a cerveja não acabou, a amizade perdurou até o amanhecer. Alguns canalhas perderam a noção do efeito “olha, o sol está nascendo”, e emendaram a noitada com um churrasco e com outra noitada. Aja coração, como diria o Galvão.
     Na quinta, feriado. A tarde tradicional participação na procissão de Corpus Christi, e a noite saudoso mati-baile na linha Catani, nos arredores de Caxambu. Para quem não sabe, um mati-baile é uma mistura de matinê (algo que acontece à tarde) com baile (que acontece a noite). Dessa forma o surungo foi das 18:00 até as 24:00 apenas. Sim, porque um nobre canalha vai bem mais longe que isso.
     Sexta-Feira com um último suspiro de voia, migramos para o trabalho. A noite, um pouco mais de confusão. Aqui relato a aquisição de um litro do saboroso Whisky Black Stone (traduzindo, Pedra Negra), o qual custou um total de R$15,00, somado a alguns energéticos resultou em um montante de R$50,00 pra entreter a piazada. O nome faz jus ao produto. A cada gole era uma pedrada no cérebro. Pelo menos serviu pra espantar um pouco o friu. Migração para uma saudosa festa, tudo transcorreu normalmente. Destaque para o “trenzinho da alegria”, apelido carinhoso que uma jovem deu ao perceber um canalha desfilando com duas jovens, uma na frente outra atrás. Pelo que observei, chamaria de Sanduíche Café com Leite, visto que uma era loira e outra morena, e tinham nojo de rebolar.
     Sábado, a, o sábado. De meio dia sou acordado pelo som do Gran Bell: “home, levante, vamo lá na Bodega come um churrasco e joga truco”. Beleza, vamo froxo! Carne, cerveja, e várias partidas de truco, tudo certo. Não contentes com isso, no meio da tarde rumamos para uma bodega no lado oposto da city, esforço válido para encontrar uma cancha de 48. Não lembro o nome do boteco, mas era algo como “Bar do Fulano”. Você não sabe o que é 48? Então obviamente não é um canalha nato. Conhecido também como cinqüilho (com trema, a única exceção à nova ortografia), mas só os mais playboy chamam assim, é um esporte que exige tática, força, precisão, e muito esforço físico (não para jogar, mas para armar as bochas).
     Consiste em distribuir 4 bochas (não sabe o que é uma bocha? é uma bola de material rígido que pesa em torno de meio quilo com raio de 5 cm) em forma de cruz, com um balim ao centro (não sabe o que é balim? É o piazinho mais novo da bocha) em um cepo de madeira ou acrílico com aproximadamente 50cm (não sabe o que é um cepo? um cepo é um toco de árvore em formato cilíndrico a uns 5 cm do chão, o acrílico é uma imitação artificial), rodeado de borracha (para isso, usa-se um pneu usado sem arames).
     Distante em torno de 8 metros do cepo, o jogador deve lançar a bocha e atingir o cepo sem que a mesma toque no chão, procurando derrubar o maior número possível de bochas do cepo. Cada bocha normal derrubada vale 5 pontos, já o balim, 10 pontos. Após 8 arremessos somam-se os pontos e quem fizer mais leva (pode-se jogar em duplas, trios, de mano, etc). Resumindo, é o esporte oficial dos canalhas, pois nunca vi uma cancha que não seja anexa de uma bodega. Além disso, jogar bocha abaixa a barriga (no momento da inclinação para ajuntar as bochas).
Fato é que jogamos diversas partidas, cada uma valendo 2 cervejas. Dessa forma tomamos 2 X diversas cervejas. Para acalentar o balaço, nada como duas pernas de um saboroso salame colonial e mais duas pizzas. Paralelo a isso o “truco a dez pila a cabeça na seca” corria solto!
     Não contentes com essa desgastante tarde esportiva, a noite os canalhas rumaram para o bailão. Mas essa história fica para um post “adevir”. Domingão no fim das pilha, só fazendo massagem na região das pernas. Isso se fez necessário pois os três passos necessários para o arremesso de bocha no 48 desgastaram meu físico, comprometendo até mesmo a arte de dançar no baile. Não, não chorem meninas! ;-)

7 comentários:

Leandro disse...

48 é um esporte que modéstia a parte domino bem, podemos marcar um uma hora dessas ehhehehe... abraçoo!!

Cassiano disse...

leandro canalha.. se fez de bobo na festa do trampo e quando percebi, ganhou todas as partidas.
Na sinuca o negócio é DEFERENTE né fio =D ehehehe

Zeh disse...

Estou sentido um ar de desafio... olimpíadas canalhas: truco, sinuca, 48. Tudo regado a cerveja e ovinho de codorna. Que que acham?

Leandro disse...

vo froxo!!!

andredallacorte disse...

Vo Froxo!!!²

vivi disse...

sem se sedentario o sr
ma como uma boa canalha aqui apavoremo na sinuca
sahshashashhsa

Lili disse...

kkkkkkkkkkkkk
ou no 48 né viviiii!!! o/