Hoje li uma reportagem muito interessante sobre um pseudo artista de São Paulo, mais um dos tantos migrantes nordestinos que tentam a vida na cidade grande. Ele achou um jeito criativo de chamar atenção: escreve frases com reflexões filosóficas em cartolinas e as prega no meio da rua. Assim as pessoas apressadas, reduzem o passo para ler o que ele escreve. Frases como "Deus criou o homem com a cabeça acima do coração, isso prova que a razão fica acima do sentimento..." fazem aprte do acervo. Mas enfim, o que isso tem haver com um blog canalha?
O fato é que o repórter perguntou para ele: "Quanto em média o senhor ganha por dia com as moedas que lhe deixam?". O artista respondeu: "De 90 a 100 reais em média". Surpreso com a quantidade considerável, o repórter indagou: "Mas o que você faz com esse dinheiro? Sustenta sua família?". E ele arrematou: "Não tenho família, gasto tudo no puteiro mesmo! . Indignado com a resposta o repórter quis saber o porque, e eis que esse anônimo me surpreendeu com sua resposta:
"Nunca consegui amar uma mulher, porque o ser humano ama apenas o corpo, a forma. Quem ama as almas é Deus, e eu não sou Deus. No puteiro amo vários corpos sem compromisso, e elas fazem o que eu quero e o que me faz bem naquele momento. Se um dia eu amar um corpo e uma alma na mesma pessoa, ou me sentirei um Deus, ou provavelmente serei feliz. Mas até hoje nunca passou de atração por uma forma física, algum par de coxas, curvas esculturais, e outras variações de beleza".
Essa resposta me fez pensar na questão de relacionamentos. Por mais que as pessoas neguem, é fato que a admiração por outra pessoa/coisa esbarra na forma. Não tem como negar, seja uma bela mulher, um belo carro, casa, etc. E essa afirmação do cabeça chata nordestino acima faz um certo sentido (até porque ele se diz leitor de filosofia). No fundo é uma opinião compartilhada por alguns filósofos: você só descobre o verdadeiro amor após conseguir superar a visão de um corpo. Nesse momento você está pronto para encontrar a verdadeira felicidade. Enquanto isso, tenta refletir em outra pessoa as suas necessidades a fim de satisfazê-las.
Mas deixando a filosofia de lado, porque hoje é sexta e os canalhas vão se alvoroçando, que o cara matou a pau na sua resposta, matou!
E segue o baile!
sexta-feira, 24 de abril de 2009
O canalha Filósofo
Marcadores:
Reflexões Canalhas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
queria mesmo ver a cara de bocó do repórter depois dessa humilde resposta...
huahuahuhuahuahuahua
Postar um comentário