terça-feira, 7 de julho de 2009

O Sonho de Todo o Canalha

     Deixando de lado um pouco o tema festa/mulherada/canalhice, hoje vou escrever sobre um sonho de todo o bom canalha: a aquisição do veículo próprio. Esse é um momento especial, o qual marca nossas vidas para sempre. A compra, o orgulho, e até a primeira abastecida você nunca esquece. Pega o carro, deixa ele na ponta dos cascos e está pronto para rumar à felicidade. Chame como quiser: minha lasanha, minha bolinha de ferrugem, sinistrado, minha casca, cadeira de roda, ou mesmo capsula do amor, ele é seu carro e ponto final. Vamos a minha história...
     Estava quase com 19 anos. Meu pai chega para mim e diz: “quanto dinheiro você tem guardado?”. Não chegava a 2 mil, mas a idéia de comprar um chevette não saia da minha cabeça - e atormentava a cabeça do meu pai. Para mim, um "chevectra" era perfeito pra sair “dar uma banda na city”. Então meu pai comentou sobre uma dívida que um cara tinha com ele, e que queria dar um fusca como parte do pagamento...



     A cor do fusca era marrom feijão carioca, a lataria estava mais ou menos, e o interior, bom, parecia uma cama de gato: sujo, bancos rasgados, etc. Meu pai me olhava esperando a decisão. Aí pensei, pensei, pensei… tudo bem, posso até ficar com o fusca marrom, desde que possa fazer uma reforma nele. Meu pai aceitou de imediato, pois mesmo com o custo da chapeação, ainda seria vantagem, pois não haveria outra forma dele receber o dinheiro.
     Na verdade antes deste fusca, o cara ofereceu outro (sim, o cara devia gostar de fusca mesmo). Era um fusca azul metálico, bonitão, mas como desgraça pouca é bobagem, o motor tava pela hora da morte. Fiquei com ele um fim de semana, aliás, que fim de semana! Na sexta sai dar uma banda com um amigo, e tivemos que empurrar o fuscão por umas 5 quadras até que num descuido o pneu passou por cima do pé do meu amigo e, ao perdermos as forças, deixamos o carro dar “uma encostadinha” numa cerca. No sábado pela manhã o mecânico afirmou convicto: “troquei a bobina rapaz, agora o fuscão tá novo”. Doce ilusão… aquela afirmação fez eu passar a tarde inteira polindo o fusca pra ir num casamento de uma amiga. Que orgulho! Ir de fuscão todo style de terno e gravata! Faltando uns 500 metros para chegar ao salão, o carro apagou na subida, e nada de pegar novamente… cheguei no casamento "um pouco" suado, e por falar em casamento, esse foi o fim do casamento com o fusca azul metálico.
     Voltando ao fusca marrom, hora de ir mostrar ao chapeador o milagre que ele teria que operar. Convidei o mesmo amigo (o coitado tava com um pé atrás… e o outro machucado) para ir junto. O motor daquele fusca estava bom, 1300, ano 80, top de linha. O chapeador orçou, fechamos o negócio e o serviço começou. Nunca pensei que visitaria tanto uma chapeação na minha vida. De início uma lista enorme de peças a adquirir: borrachas, frisos, parachoques, estofamento, etc, etc, etc. Depois escolher a cor: horas de pesquisa na internet, até que decidi fazer uma pintura estilo “saia e blusa”, com um beje claro com branco. Não me arrependi. Após alguns meses de visitas incansáveis a meu amigo (sim, pois já tava amigão do chapeador), o trabalho ficou pronto. Pena não ter tirado uma foto do fusca antes pra fazer a comparação. O resultado final é esse aí:



     Bom, o fusca ficou prontinho, agora era só andar e ser feliz. Na verdade não era bem isso, afinal de contas tinha gasto tudo e mais um pouco com “despesas extras” na chapeação, e até o dinheiro pra gasolina tava curto. Mas tudo bem, sempre dava pra coloca “deizão” pra anda no sábado de noite, falando orgulhoso pro frentista: “Se vê que começar a derramar pare!”. Com certeza ganhei muitos elogios ao carro, pois modéstia parte ficou show de bola: pintura saia e blusa, rodas esportivas, portas abriam no controle, interior todo ajeitado, etc, só mesmo o motor era original 1300.
     Foram muitos cavalos de pau, festas, voltinhas pela cidade, idas até a EPAGRI e viagens… sim, viagens, um dos motivos do meu desafeto pelo carro. Com o passar do tempo alguns probleminhas foram aparecendo, aqueles que só o dono do carro consegue ver: um risco na pintura aqui, um amassadinho ali, um leve cheiro de gasolina, abertura da portas com problema… e o motor, infelizmente, entregando os pontos.
     Carnaval de 2005, 40km de viagem até Águas de Chapecó. Eu todo empolgadão, meu fusca e a bagagem (colchão, caixa de cerveja, mochilas e um ventilador) no banco traseiro. No trajeto, 20 km só de subida. Nunca uma viagem foi tão longa. Em certos momentos o marcador estava em 20km/h e baixando… um calor infernal, Eu respirava com muita calma, dando risada pra não chorar, e o inesperado aconteceu: uma Honda Biz 100 cilindradas acrescida de caroneiro e bagagem me podando. Inaceitável para o ego de qualquer motorista canalha, esse fato me fez desabafar: “Acho que é hora de trocar o fusca por um carro um pouco melhor!”.
     Uns 40 minutos depois disso chegamos no carnaval, e para ratificar minha decisão, ainda dei “uma encostadinha” no para-lama do fusca. Decisão tomada, hora de nos separarmos. Alguns meses depois vendi-o, e parece que não ficou muito tempo nas mãos de outro dono. De tempos em tempos passo em frente a uma garagem e lá está ele: faróis baixos, olhando tristemente para o ex-dono responsável pela reforma.
     Foi um tempo bom, muito bom, não me arrependo nem um pouco, e quando puder, compro ele e guardo como relíquia dos primórdios da canalhice... E você, qual a história da sua bolinha de ferrugem?

6 comentários:

rity rossi disse...

meuuu deuss como vcs homens sao tao iguais eu vejo meu ex falando ali "se derrama, pare!" e ele colocava cinco pila skaosoapksakpoksaoskapskaokspoaksaksoakposakop
aiaiai

Zeh disse...

A rity, a parte do deizão eu tava sendo cômico né... mas que tem um pessoal que faz isso... ahsdusahduhsaudhsaud. Mas quem q era teu ex? Cinco pila? Tinha uma biz? ashdushadusaduhsaudhsadu. Vamo apelida você de 5 pila! ashdusahdsauhdas

rity rossi disse...

hauIHiuahiuauIHAUIhauiHAIUhiuahIUHAIu
mas home mais que dez pila ele nunca dava pode te certeza hiuHASIUahsuahisahihsuiahiushhiu
Porque eu tenho que se 5 pila? maa dai simm né ele que é quebrado e eu que levo o apelido?
SHAUISHAIUHUAIHIUSHAIUSAHSIUAHAIU

Leandro disse...

a minha primeira viatura foi um fuscão tbm, ahsuashsau... todo branco roda de brasilia 1600 dois carburador a alcool, não era qualquer golzinho que me pegava não hhasuashuasha... mas bebia mais que eu, no trajeto São Lourenço - Pato Branco (30 Km)gastava meio tanque de combusta, nesse aqui a 5 pila ali sem chance de ter sucesso, mas era divertido, tinha dois 6/9 dentro e parecia que tinha muito som devido a caixa acustica que o carro é por natureza, tenho um fato curioso, tive 4 carros até hoje, todos brancos e nunca sai de casa com pensamento de pegar carro branco, bom é isso ae... bom post!!

rity rossi disse...

ahh ta locoo --'
ksoaspkaskaksaopskaopksoakpskpkakpskaopskpakospkap

Anônimo disse...

nem me fale
aaa aquela stradinha vermelha tem historia pra conta