quinta-feira, 16 de julho de 2009

Bebidas Estranhas

     Certa feita chegamos eu e mais alguns canalhas em uma afamado bar da city para mais uma noite de canalhice. Logo de cara encontramos outro canalha que havia chegado mais cedo para garantir uma mesa. Após os comprimentos vem a pergunta básica: e aí piazada, vão tomar Whisky com energético pra me ajudar a secar essa garrafa ou vão na cerveja? Os canalhas ficaram divididos, porém ambos esganados: enquanto alguns foram na garrafa de whisky (que até o fim da noite viraria quatro garrafas), outros foram na cerveja (a cada rodada, um baldinho com cinco). Ao perceberem que eu não estava nem em uma nem em outra veio a pergunta: "E aí véio, vai beber o que?
     Todo empolgado respondi: "cara, vou experimentar a tal da Piña-Colada". Nesse instante fui motivo de chacota! Não sei se por não saberem o que era exatamente isso ou se a bebida tem alguma conotação gay. É só pedir alguma coisa diferente que todo mundo estranha. Fato que já vi um monte de filmes onde os atores degustavam a tal bebida, por isso a tempos queria experimentar. E né que é boa mesmo? (Leite de Côco, leite condensado e Vodka, eu acho). Mas indo direto ao ponto, todo mundo já deve ter experimentado bebidas estranhas, por isso vou falar sobre algumas...

     Uma noite dessas estávamos reunidos na casa de um nobre canalha quando o mesmo falou: "pai, posso pegar um vinho da nossa produção caseira para oferecer para a gurizada?". Não nessas palavras ele respondeu: "Vai froxo piazão!". Então lá foi o canalha buscar o néctar. Após servir os parceiros percebeu que após a primeira "golejada" todos faziam cara feia. Um exclamou: "Mas forte esse vinho!". O outro: "Bah, esse é forte mesmo, mexaria!". E outro após um profundo gole: "Cara, busca lá umas pedra de gelo!". Nesse momento um canalha especialista em vinhos titubeou: "pia, eu acho que isso não é vinho, é vinagre!". Fato! O Canalha havia pego por engano o litro de vinagre, ao invés do saboroso vinho. Pelo menos foi divertido ver a cara da piazada após o gole de vinagre. Mas o sabor do vinho compensou, que bença!
     Outro dia estávamos em um biombo qualquer da cidade quando resolvemos fazer uma caipirosca. Já tínhamos a vodca e o açucar, faltavam apenas o limão. Sem problemas, os do pé da casa do vizinho estavam ao alcance. Show de bola as primeiras rodadas do trago. Pena que acabou a vodca e sobrou o que? Adivinhem? Um litro de Velho barreiro! E esse mesmo que foi a matéria prima das demais caipiras. Legal foi experimentar as duas últimas, onde o limão era excasso e o açucar tentava disfarçar o gostinho inconfundível do "véio".
     Por falar um velho barreiro, aqui tenho que me aprofundar nessa iguaria dos canalhas em início de carreira. Também conhecido como "Velho Parceiro", ou então "Beto Carreiro", com certeza é a bebida ideal para quem quer tomar um porre sem gastar muita grana. Canalhas que estão começando a sair, onde bem sabemos que o dinheiro na guaiaca dificilmente passa de dois dígitos, sendo o primeiro dígito da cifra menor que 3, fazem uma vaquinha e lá vai: um litro do parceiro, uma coca e um saco de gelo. Dez reais resolvem o problema. Desce meio que engasgando, mas pra quem tá todo empolgado pra fazer festa e já tomou os xarope que a mãe faz pra melhorar da gripe, é praticamente um néctar dos deuses. Lembro que quando comecei a sair a moda era velho barreiro com Fanta Citrus, uma espécie de fanta de cor esverdeada, hoje já extinta da prateleira dos mercados. Se ela voltasse seria uma bença para a piazada.
     Além dos citados acima, já presenciei, ou mesmo bebi, uma série de fórmulas muito loucas de trago. Cachaça no abacaxi (normal, fora o que aconteceu depois, tamanho o balaço), cachaça na melancia (me contaram que bebiam dentro na melancia com uma mangueirinha de chuveiro, e que depois um canalha usou a melancia como capacete), smirnoff com sprite (uam caipira pós-moderna), cerveja com vodka, popular submarino (derruba a vodca na cerveja e manda bala), pau na cocha (não meninas, não se empolguem, é apenas a mistura de vinho com leite moça), vinho com coca, vinho com vinho (aliás, tem coisa pior que porre de vinho? É pra derrubar o índio do pinheiro), whjisky com coca (inclusive o cardápio do últmi fim de semana), além de uma série de outros que nem lembro direito.
     Também não á pra esquecer das bebidas tomadas puras: antigamente era regra nas festinhas ter o tal do Vermout, ou como um canalha diz: "Vermúte". Tem também a moda depois das festas, a poderosa Catuaba. Outra coisa que eu não recomendo é o tal do whisky Black Stone (tradução literal, "Pedra negra"). Não é preto, e sim amarelo, mas realmente a "pedra" no nome se justifica: tomar um desses equivale a receber uma pedrada na cabeça tamanha a dor na mesma no outro dia. Não podemos esquecer da geradora suprema de balaços: A tequila. Essa é lider em ocasionar garranchos. E por fim entramos nas linhagens mais típicas: whisky com energético, whisky com whisky, e claro, ela, a toda poderosa: cerveja!
     Bom, citei aqui algumas das combinações que lembrei. Com certeza algumas eram, ou mesmo são modinha de alguma fase da canalhice. Mas o legal é que todas elas convergem para o mesmo fim... a tonturinha!

6 comentários:

ad1ls0n disse...

o mais engraçado foi ver um canalha com lagrimas nos olhos falando "bah velho mas forte esse vinho"
iudsaiuhdsaiuhdsaiuhdsaiuhdasuhdauhiduhuiudsh

rity rossi disse...

ja tomeii quaseee todas essas a Piña-Colada foi meu pai que me ofereceu quando eu tinha uns 12 anoss e é boa mesmo. Caipira no abaixaki e graspa pura alguem já tomo? NUNCA tomem só o chero faz o individuo ter vertigens kaspskaposka
e quem ja nao tomo pimpaa quando tava sem grana eu tive essa faze
soaksopaksoappksaopskaopksapokspao
mas nunca dispensoo a minha cervejinha por nada!

Cassiano disse...

Não sei estava junto comigo zé, mas essa da piña-colada aconteceu comigo lá no 14.. falei de palhaçada la no barzinho e uma guria deu risada. Olhei pra ela e disse..
-O que, vai dizer que não conhece?
Lembro que ela falou umas coisas lá (não lembro o que ela disse), mas por sorte olhei no "cardápio" de bebidas e estava lá.. aí a gata ficou toda sem graça.. hsdfiuhsdfiuh ;P

Unknown disse...

jesuuuuiiss tequila é pracabá!! de resto... vo froxo!! :P

dssa! disse...

Bah mas de graspa no café no invernããoo... hum!!!

Tequila + sal + Limão (não recordo a ordem)... loco de bão!!!!
haiuhaiuahiuahiuahuia

;P

rity rossi disse...

Limão + sal + tequila .D
adóoorooo